13 março, 2015

No Lugar da Effy, eu ... - #5


Olá pessoas lindas, sou a Elena e fui convidada pela Effy para participar na sua rubrica "No lugar da Effy eu...". A situação que me calhou foi a seguinte: Se uma mãe entrasse em trabalho de parto, e se tu só pudesses salvar um deles, a mãe ou o filho, qual salvarias?

Devo dizer-vos que é uma situação um pouco complicada, principalmente quando toca a salvar vidas. Para mim é claro que no lugar da Effy eu salvaria a mãe, por uma razão muito simples - e desculpem a frieza - quer queiramos quer não, "mãe só à uma" como se costuma dizer, enquanto que filhos podemos "fazer" os que quisermos. Provavelmente a mãe do bebé iria querer que a criança fosse salva, mas aí seria uma situação diferente porque era um pedido de uma mãe e quanto a isso teria que respeitar por muito que não concordasse com a decisão. Se tivesse que ser eu escolher, ou neste caso a Effy, escolheria a mãe. Ok, é doloroso para uma mãe viver com a morte de um filho, claro que é, mas não seria doloroso também para a criança quando crescesse ter que conviver com o facto de não conhecer a mãe? A mãe que morreu para lhe salvar a vida? De certeza que seria uma angústia muito grande. A criança até poderia ter uma mãe adoptiva e terem uma excelente relação, mas iria questionar-se constante como seria a sua vida se a sua mãe biológica estivesse viva. Pensem também no assunto, reflictam. Uma mãe pode ter os filhos que quiser, já um filho não pode ter a mãe que quiser, as mães não se "fazem" como se "fazem" os filhos.

10 comentários:

  1. Em certa parte concordo contigo. Se eu me deparasse com tal situação, salvaria o filho. Mas pensando sobre a tua reflexão sobre o assunto, não sei muito bem o que faria porque nem consigo imaginar a dor que é de viver ao saber que não se conhece a própria mãe e que a mesma deu a vida para salvar o filho :((

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto desta rubrica, mas acho que falta a parte em que tu dizes se tu agias ou não da forma que a pessoa convidada descreve.

    ResponderEliminar
  3. r: Eu sei que mandaste mas eu não tenho tempo para responder a todos , estará pronto , até ao final da próxima semana , se tal prazo não te der jeito , não o faço.

    ResponderEliminar
  4. situação complicada, mas se tivesse nessa situação, acho que também salvaria a mãe!

    ResponderEliminar
  5. Isto tem muita questão ética associada, mesmo muita :s
    Mas eu acho que ia pelo raciocínio da Elena...
    A mãe ainda não teria passado nenhum momento com o bebé logo não lhe doeria tanto quanto à criança, quando fosse adulta e olhasse para trás, para todos os momentos importantes e a mãe não tivesse lá estado :x

    r: Pelos vistos não é obrigatório levar par, mas se fosse... Obrigada por te ofereceres!!

    ResponderEliminar
  6. Realmente era um situação complicada que não saberia decidir sozinha, teria mesmo de perguntar a mãe se queria ser salva ou salvar o filho. Mas concordo que ela poderia sempre ter mais filhos.

    ResponderEliminar
  7. apesar da frieza da situação, que era fria quer fosse a decisão, acho que estás a pensar bem. eu pelo menos concordo, e faria o mesmo..

    ResponderEliminar
  8. Acho que não saberia o que fazer, acho que perguntaria á mãe , se ela n conseguisse decidir acho que fazia o mesmo que tu salvaria a mãe .... Adoro esta rubrica :)

    ResponderEliminar